sábado, 10 de setembro de 2011

PREPARAÇÃO DOS APOSTOLOS -AGONIA DE JESUS

                         PREPARAÇÃO DOS APÓSTOLOS

                            


Então Jesus já começou a preparar os apóstolos sobre o seu sofrimento, poderia ate fugir pelas montanhas do deserto durante a noite - João 12:27
Mas o Pai é maior é o dono e Ele sabia que tinha vindo na terra só para cumprir as leis e voltar- Mateus 26:1-2
27. Sinto agora grande angústia. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora’? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim.
1. Depois que terminou todas essas palavras, Jesus disse aos discípulos
2. “Sabeis que dentro de dois dias se celebra a Páscoa, e o Filho do Homem vai ser entregue para ser crucificado”.

Marcos 14:62,
62. Jesus respondeu: “Eu sou. E vereis o Filho do Homem sentado à direita do Todo-Poderoso, vindo com as nuvens do céu”.

Mateus 26:64,
63.. Jesus, porém, continuava calado. E o sumo sacerdote disse-lhe: “Eu te conjuro, pelo Deus vivo, dize-nos se tu és o Cristo, o Filho de Deus”.
64. Jesus respondeu: “Tu o disseste. Além disso, eu vos digo que de agora em diante vereis o Filho do Homem sentado à direita do Todo-Poderoso, vindo nas nuvens do céu”.

Salmos 110:1 ao 6
1.. [ Salmo de Davi. ] Oráculo do SENHOR ao meu senhor: “Senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos como escabelo de teus pés”.
2. § De Sião o SENHOR estende o cetro do teu poder: “Domina no meio de teus inimigos!
3. Tu és príncipe desde o dia do teu nascimento, entre santos esplendores; antes da aurora, como orvalho, eu te gerei”.
4. § O SENHOR jurou e não se arrepende: “Tu és sacerdote para sempre à maneira de Melquisedec”.
5. O Senhor está à tua direita, aniquilará os reis no dia da sua ira.
6. Ele julgará as nações e amontoará cadáveres, esmagando cabeças pela imensidão da terra.

E a ultima missão antes da sua entrega foi instituição da Eucaristia e na casa dos outros como temos hoje em algumas paróquias- Mateus 26:17 a 19
17. No primeiro dia dos Pães sem fermento, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa?”
18. Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a ceia pascal em tua casa, junto com meus discípulos’”.
19. Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a ceia pascal.

e 26 a 29
26. Enquanto estavam comendo, Jesus tomou o pão e pronunciou a bênção, partiu-o, deu-o aos discípulos e disse: “Tomai, comei, isto é o meu corpo”.
27. Em seguida, pegou um cálice, deu graças e passou-o a eles, dizendo: “Bebei dele todos,
28. pois este é o meu sangue da ~ nova aliança, que é derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados.
29. Eu vos digo: de hoje em diante não beberei deste fruto da videira, até o dia em que, convosco, beberei o vinho novo no Reino do meu Pai”.

 Mesmo assim saiu cantando o hino de ação de graças -30.
30. Depois de cantarem o salmo, saíram para o Monte das Oliveiras.

Como os apóstolos era da região da Galiléia, Nazaré pertence a Galileia lugar de gente brutos, estúpidos, grosseiros, mas trabalhadores do mar, eram pessoas maus vistas- João 1:43 a 47
43. No dia seguinte, ele decidiu partir para a Galiléia e encontrou Filipe. Jesus disse a este: “Segue-me”!
44. ( Filipe era de Betsaida, a cidade de André e de Pedro. )
45 Filipe encontrou-se com Natanael e disse-lhe: “Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas”.
46. Natanael perguntou: “De Nazaré pode sair algo de bom?” Filipe respondeu: “Vem e vê”!
47. Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: “Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade”!

                              NATANAEL

Então Natanael esta debaixo de uma grande arvore frondosa talvez em sua oração rotineira quando Felipe corre feliz ao seu encontro e fala sobre Jesus o grande homem famoso  de Nazaré  que foi profetizado pelo Moisés, mas ele da uma discordada porque realmente a região toda da Galileia, Nazaré e outras cidades a beira mar, era só de pessoas que vivia de pescas debaixo de sol, chuvas, noites dependendo do mar, eram pessoas rudes, broncos, grosseiros,  
esquentados e valentes como Pedro era, e o Jesus que eles imaginavam, era simples que andava de cabeça baixa, não reprendia ninguém, não brigava, não chicoteava os outros, não chamava atenção de ninguém, então Natanael fez a pergunta como podia vir o profetizado de Deus justo de Nazaré? mas Jesus já sabia que ele Natanael estava debaixo da arvore e quando Felipe foi correndo contar-lhe sobre o Messias, mas a surpresa foi tamanha, pois como aquele homem sabia que ele já tinha estado antes de vir ao seu encontro e que sabia da estadia dele debaixo da arvore, e ainda disse de como ele era um homem integro por dentro e sem falsidade? então Jesus deu de se conhecer e o Natanael entendeu e reconheceu que realmente Ele era o Filho de Deus entre eles e nós

                 A VALENTIA DE PEDRO

Como pescadores tinham muitos tipos de ferramentas, facas, facões, espadas, cordas de todas as larguras para os consertos das redes e dos barcos, enfim muito equipados, e não tinham medo de nada – Mateus 26:31 ao 35
31. Então Jesus disse aos discípulos: “Esta noite, todos vós caireis, no que respeita a mim. Pois está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão”.
32. Mas, depois de ressuscitar, eu irei à vossa frente para a Galiléia”.
33. Pedro lhe disse: “Mesmo que todos venham a cair, eu jamais”.
34. Jesus lhe declarou: “Em verdade eu te digo: esta noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás”.
35. Pedro respondeu: “Ainda que eu tenha de morrer contigo, não te negarei”. E todos os discípulos disseram a mesma coisa

e 51 e 52
51. Nisso, um dos que estavam com Jesus estendeu a mão, puxou a espada e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha.
52. Jesus, porém, lhe disse: “Guarda a espada na bainha! Pois todos os que usam a espada, pela espada morrerão.

                                       


Jesus conversou muito com o Pai em oração, sozinho, sofrendo muito pois era humano, sofrendo por nós, a dor foi tão grande que Ele chegou a suar sangue, mas pedindo ao Pai por Si,   pelos apóstolos, pela igreja dEle- João 17:1 ao 26
1. Assim Jesus falou, e elevando os olhos ao céu, disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica teu filho, para que teu filho te glorifique,
2. assim como deste a ele poder sobre todos, a fim de que dê vida eterna a todos os que lhe deste.
3.( Esta é a vida eterna: que conheçam a ti, o Deus único e verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que enviaste. )
4. Eu te glorifiquei na terra, realizando a obra que me deste para fazer.
5. E agora Pai, glorifica-me junto de ti mesmo, com a glória que eu tinha, junto de ti, antes que o mundo existisse.
6. Manifestei o teu nome aos homens que, do mundo, me deste. Eles eram teus e tu os deste a mim; e eles guardaram a tua palavra.
7. Agora, eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti,
8. porque eu lhes dei as palavras que tu me deste, e eles as acolheram; e reconheceram verdadeiramente que eu saí de junto de ti e creram que tu me enviaste.
9. Eu rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
10. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles.
11. Eu já não estou no mundo; mas eles estão no mundo, enquanto eu vou para junto de ti. Pai Santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um, como nós somos um
12. Quando estava com eles, eu os guardava em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei, e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura.
13. Agora, porém, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas estando ainda no mundo, para que tenham em si a minha alegria em plenitude.
14. Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como eu não sou do mundo.
15. Eu não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno.
16. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo.
17. Consagra-os pela verdade: a tua palavra é a verdade.
18. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo.
19. Eu me consagro por eles, a fim de que também eles sejam consagrados na verdade.
20. Eu não rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela palavra deles.
21. Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti. Que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.
22. Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um:
23. eu neles, e tu em mim, para que sejam perfeitamente unidos, e o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste como amaste a mim.
24. Pai, quero que estejam comigo aqueles que me deste, para que contemplem a minha glória, a glória que tu me deste, porque me amaste antes da criação do mundo.
25. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste.
26. Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o farei conhecer ainda, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.
                                
       
                                               --------


                                 A AGONIA DE JESUS  
                                  
                                          
                               
Mas dentro do sofrimento estava se revigorando pois muitas coisa piores viria acontecer, pois como de praxe os apóstolos tinham que dormir naquela hora, pois senão como iria ser a entrega dele? Os apóstolos tinham ate que fugir, nega lo para termos a continuação da história da vida de Cristo entre nós, eles poderiam morrer juntamente com o Cristo, mas e nós como ficaríamos?  E claro que vigiar, orar, estar preparado é um pedido de Jesus para os apóstolos, porque a hora esta chegando, Jesus lhes disse: “Orai para não cairdes em tentação”.
41. Chegando ao lugar, Jesus lhes disse: “Orai para não cairdes em tentação”.
42. “Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua!”
43. Apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.
44. Entrando em agonia, Jesus orava com mais insistência. Seu suor tornou-se como gotas de sangue que caíam no chão.
45. Levantando-se da oração, Jesus foi para junto dos discípulos e encontrou-os dormindo, de tanta tristeza.
46. E perguntou-lhes: “Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para não cairdes em tentação”.

Assistir missa que foi a ultima ordem de missão de Cristo na terra que Cristo pediu para os apóstolos naquela 5ª feira trágica por nossos pecados
                                      
                                                           
Então Ele foi amarrado nas mãos ( manietado) e conduzido para as autoridades máximas para ser interrogado, foi crucial, os mesmos rostos que gritavam hosanas, levantavam ramos, forravam o Seu caminho com roupas e agora estavam condenando-O, a dor maior não foi a traição do Judas, pois ele precisava vir das trevas para ajudar o Cristo cumprir a sua missão- João 17:12
12. Quando estava com eles, eu os guardava em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei, e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura.

 O demônio também ajuda muito as pessoas que querem ser dele, só que vai ser dele e não tem volta, por isso existe o inferno.

Mas dor maior de Jesus,  foi do povo que seguiu-O ouvindo suas pregações, muitos foram ate beneficiado por Ele- João 18:28 a 40
28. De Caifás, levaram Jesus ao palácio do governador. Era de madrugada. Eles mesmos não entraram no palácio, para não se contaminarem e poderem comer a páscoa.
29. Pilatos saiu ao encontro deles e disse: “Que acusação apresentais contra este homem?”
30. Eles responderam: “Se não fosse um malfeitor, não o teríamos entregue a ti!”
31. Pilatos disse: “Tomai-o vós mesmos e julgai-o segundo vossa lei”. Os judeus responderam: “Não nos é permitido matar ninguém”.
32. Assim se realizava o que Jesus tinha dito, indicando de que morte havia de morrer.
33. Pilatos entrou, de volta, no palácio, chamou Jesus e perguntou-lhe: “Tu és o Rei dos Judeus?”
34. Jesus respondeu: “Estás dizendo isto por ti mesmo, ou outros te disseram isso de mim?”
35. Pilatos respondeu: “Acaso sou eu judeu? Teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?”
36. Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas, o meu reino não é daqui”.
37. Pilatos disse: “Então, tu és rei?” Jesus respondeu: “Tu dizes que eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”.
38. Pilatos lhe disse: “Que é a verdade?” Dito isso, saiu ao encontro dos judeus e declarou: “Eu não encontro nele nenhum motivo de condenação.
39. Mas existe entre vós um costume de que, por ocasião da Páscoa, eu vos solte um preso. Quereis que eu vos solte o Rei dos Judeus?”
40. Eles, então, se puseram a gritar: “Este não, mas Barrabás!” Ora, Barrabás era um assaltante.

 Só que CRISTO o VENCEU, ressuscitando  completamente no 3º dia.

                                                       Maria Aparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário